Identificar precocemente o problema é a melhor forma de combater o cancro da mama. Este post pretende alertar para os principais sinais de perigo que todas as mulheres devem ter em atenção!
Os sinais de alarme para o cancro da mama são vários, desde nódolos a zonas avermelhadas, passando pelo corrimento, mas os especialistas são unânimes em pedir às mulheres que não esperem pelo seu aparecimento, pois quando isso acontece pode ser tarde demais. O diagnóstico precoce é o meio mais eficaz de detecção.
“Um ou dois anos antes dos 50 todas as mulheres devem fazer o seu diagnóstico precoce”, sustenta Mariano Ayala, coordenador da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve para o rastreio do cancro da mama.
Contudo, alerta, mesmo que qualquer daqueles sintomas apareça poucos dias depois de um rastreio, a mulher deve imediatamente ir ao seu médico assistente ou de família, pois “nunca é demais repetir que quanto mais cedo for detectado um carcinoma mais hipóteses há de cura”.
Quanto à “velha” auto-palpação mamária como meio de diagnóstico, o coordenador da ARS garante que, ao que se sabe hoje em dia, ela tem um valor muito limitado, “se é que tem algum”, e recomenda em sua substituição o diagnóstico precoce de dois em dois anos para mulheres com mais de 50 anos.
sábado, 18 de outubro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
visitaolog: www.nuncadesistasdavida.blogspot.com
Enviar um comentário